Quem foi Doutor Cícero Penna?

Dr. Cícero Penna nasceu DR. THEODORICO CÍCERO FERREIRA PENNA em Belém do Pará no dia 6 de dezembro de 1856.
Mudou-se para o Rio de Janeiro para concluir seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e escolheu nossa cidade para morar. Aqui aplicou a maior parte de seus bens e adquiriu vários imóveis, tornando-se um homem conhecido e admirado pelos gestos de solidariedade humana e amor à criança, no exercício de sua profissão.
Após seu falecimento, em 6 de dezembro de 1920, deixou seus bens aos descendentes e instituições de caridade. Dentre tais doações o palacete da Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, doado à antiga Prefeitura do Distrito Federal, para que nele se instalasse uma instituição de ensino.

15 comentários:

  1. passei 9 anos de mina vida nessa escola estudando... o tempo bom que não volta mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual era seu nome e de qual serie v era pq qndo eu entrei eu tinha uns 3 4 anos por ai e eu saí dessa escola aos 12

      Excluir
  2. Estudei no Jardim de Infância (1957/1959) e depois, na 6ª série, quando já era uma escola moderna. Gostei de estudar em ambas e, lembro, sempre me sentava numa carteira que estivesse sob a janela, só para ver a praia e o mar... Inesquecíveis tempos de pura inocência.

    ResponderExcluir
  3. Cícero Penna compôs a valsa "As Primícias do Amor". Como faço para conseguir sua partitura para piano?

    ResponderExcluir
  4. oi sou uma aluna só quero ver aqui mas quando chegar na escola irei falar para minhas amigas e para prova que estudo la a ana maria n e mais diretora

    ResponderExcluir
  5. Ontem, passeando por Copacabana, me deparei com está escola, fui procurar que foi Cícero Penna e me encantei por saber o quão humano era... seria bom que todos nós, dentro de nossas possibilidades, fôssemos, também, um pouco caridoso. Assim o mundo seria outro!

    ResponderExcluir
  6. Eu José Anderson de Castro Réche tenho ótimas recordações da minha infância,quando estudei nesta escola Dr.Cícero Penna, uma delas foi quando fizemos uma Peça Teatral no Teatro Municipal , peça está Frutos do Mar,tinha nesta peça Cavalo Marinho, Caranguejo e outro mais, foi por volta dos anos 1954 .....,tenho foto dos colegas da época dentro de sala com os nomes no avental que usávamos para fazer pinturas abraços à TODOS.

    ResponderExcluir
  7. Melhor época da Minha Vida os Gracie estudaram na minha turma. Dona Mindinha Villa Lobos nossa professora de canto...visita inesperada de Fidel Castro e Che Guevara.
    Muitas histórias!

    ResponderExcluir
  8. Quando entrava naquela escola/casa com varandas enormes havia uma sensação de acolhimento, liberdade e segurança ainda presentes em mim.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos desse mágico colégio por terem lutado contra a ideia do senhor mal exemplo prefeito do Rio de janeiro . Parabéns a todos por dar continuidade a história do querido professor Cícero pena . Nós os nascidos no estado do Rio de janeiro ficamos muito feliz . Os grandes edificios infelizmente apagou um.piuco da história do Rio de janeiro. Principalmente Copacabana ! Parabéns e tudo de bom pra todos !!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei feliz em saber que o prédio foi tombado. Viva!

    ResponderExcluir
  11. Que existam mais Cíceros Pennas pelo Brasil a Fora! Pensar na EDUCAÇÃO é pensar em pontes que diminuem o abismo social, que juntam os pobres aos ricos em oportunidades, que dão escolhas de vida as crianças e jovens brasileiros! VIDA LONGA AO COLÉGIO DR. CÍCERO PENNA! QUE ORGULHO!

    ResponderExcluir
  12. Estudei nessa escola em 1972 meados de 1973 quando retornei ao Rio Grande do Sul . Fui colega de aula da então narizinho do sitio do picapau amarelo a atriz Rosana Garcia.

    ResponderExcluir
  13. Fiz o jardim da infância na antiga casa, entre 1956 e 1959. Pátio de areia, repouso em esteiras, avental com nome bordado, bolsa com artigos de higiene pessoal, muitas lembranças. Morava no posto 6 e ia de bonde ou de lotação. Saí de lá para fazer o primário no Coccio Barcelos

    ResponderExcluir