21 de nov. de 2011

É motivo para comemorar!

Parabéns...
aos alunos do quinto ano que passaram para a segunda fase do concurso do Colégio Pedro II.

Turma 1501
Gustavo Dias Pires (8,4)
Joyce Mendes Soares (9.2)
Juan Dias da Conceição (4.0)
 
Turma 1502
Mateus Fernandes G. Leal (6,2)
Julio Cezar Andrade de Almeida (4,0)


Boa prova domingo!

OPS... Parabéns a todos que contribuiram para esse sucesso.

15 de nov. de 2011

11 de nov. de 2011

Você conhece Frida Kahlo? A turma EI-11 conhece...

Como a turma EI - 11 conheceu Frida Kahlo?


No segundo semestre de 2011, a turma EI-11 deu início ao Projeto "UHHH!", com muita curiosidade e interesse. Na verdade, "UHHH!" foi um convite para um encontro com tudo que aterroriza, mas que também, ao mesmo tempo fascina o imaginário infantil: bruxas,múmias,monstros,fantasmas,etc.
O ponta-pé inicial foi dado através do "Penadinho e sua turma" (personagem de Maurício de Souza e tema do Projeto do primeiro semestre de 2011).
As crianças ficaram encantadas com tudo que conheceram: a origem verdadeira e histórica das bruxas e múmias, a grande descoberta de que até os vampiros sentem medo, e vejam só que engraçado, medo de alho!(aquele temperinho que usamos para cozinhar!), o que é medo, etc.
Descobrimos que em nosso país existe um feriado anual só para homenagear os mortos (Dia de Finados - 2 de novembro).
Partimos então,para localizar o nosso país no mundo e descobrimos que ele fica na América do Sul,no Continente Americano. Começamos a nos questionar se só  no Brasil existia um feriado para homenagear os mortos. Pesquisamos e descobrimos que  em um país chamado México, que por "coincidência" também fica no Continente Americano, não só existe um feriado para homenagear os mortos, como também uma grande festa. E que ao contrário do que imaginamos, lá no México, nesse dia todos ficam muito alegres ao lembrar seus mortos. A cultura mexicana é recheada de curiosidades e de grandes artistas. E logicamente não poderíamos chegar ao México sem conhecer Frida Kahlo (1907-1954).
        
Frida é considerada a mais famosa pintora mexicana. Suas pinturas estão entre as mais belas e originais jamais criadas, são um monumento ao espírito indomável e a força de vontade da artista. Sua dolorosa história de vida é tão inspiradora que ela se tornou um modelo para artistas que trabalham sob grandes dificuldades. Suas pinturas de cores fortes deixaram as crianças ( e eu também) hipnotizadas e completamente apaixonadas por ela.
Todos nós conhecemos a história de sua vida através da leitura do livro"Frida" de Jonah Winter. Um livro maravilhoso, com lindas ilustrações de Ana Juan.
Foi um prazer para nossa turma, conhecer e aprender a admirar a menina Frida, sua infância e todas as dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida. Na menina,  já conseguíamos encontrar a grande mulher que Frida Kahlo viria a se tornar.
Professora Patrícia Amorim
         "Nunca pintei sonhos. Pintava minha própria realidade."
 Frida Kahlo

7 de nov. de 2011

Nossa escola esteve presente



IHA/SME-Rio
26 de outubro de 2011
Participação: Ana Paula Ferreira (Diretora-adjunta), Roseli Rainho (Professora de Sala de Recursos), Louise (instrutora de Libras), Mychael (intérprete de Libras)






Seminário de Tecnologias Educacionais
SESI RJ e o SENAI RJ
Participação:
Ana Paula Ferreira (Diretora-adjunta) e João Guilherme Oliveira (instrutor de informática)


Este evento teve o objetivo de discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula e o papel do professor neste novo cenário. Com isso pretendemos iniciar nossa formação em serviço e nos tornarmos uma instituição de ensino “antenada” com as mudanças do mundo moderno e com impacto em sala de aula para professores e alunos.

Em breve os organizadores do evento divulgarão o material do evento e disponibilizaremos a todos os nossos seguidores. 






1 de nov. de 2011

OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

André Maurois


      Os alunos da Educação Infantil e do Primeiro Ano estão vivenciando um momento mágico com a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS em encontros semanais. Envolvem-se e encantam-se, ficam na expectativa de saber se os porquinhos serão comidos pelo lobo e torcem para o príncipe salvar a princesa. É uma hora especial. O resultado desse momento tão particular não poderá ser diferente: a hora do conto se eternizará em suas memórias. 


 
       Saindo um pouco do espaço habitual, foram para a Praia de Copacabana e nas areias ouviram e leram histórias e mais histórias...

 
     
 


    Nossos objetivos com esse trabalho são: desenvolver habilidades e competências de leitura e escrtita, desenvolver a imaginação, resgatar a cultura oral e incentivar a escrita e proporcionar momentos lúdicos e de interação.




Apoio: INSTITUTO ROMAGNO - Parceiros da Educação