Como a turma EI - 11 conheceu Frida Kahlo?
No segundo semestre de 2011, a turma EI-11 deu início ao Projeto "UHHH!", com muita curiosidade e interesse. Na verdade, "UHHH!" foi um convite para um encontro com tudo que aterroriza, mas que também, ao mesmo tempo fascina o imaginário infantil: bruxas,múmias,monstros,fantasmas,etc.
O ponta-pé inicial foi dado através do "Penadinho e sua turma" (personagem de Maurício de Souza e tema do Projeto do primeiro semestre de 2011).
As crianças ficaram encantadas com tudo que conheceram: a origem verdadeira e histórica das bruxas e múmias, a grande descoberta de que até os vampiros sentem medo, e vejam só que engraçado, medo de alho!(aquele temperinho que usamos para cozinhar!), o que é medo, etc.
Descobrimos que em nosso país existe um feriado anual só para homenagear os mortos (Dia de Finados - 2 de novembro).
Partimos então,para localizar o nosso país no mundo e descobrimos que ele fica na América do Sul,no Continente Americano. Começamos a nos questionar se só no Brasil existia um feriado para homenagear os mortos. Pesquisamos e descobrimos que em um país chamado México, que por "coincidência" também fica no Continente Americano, não só existe um feriado para homenagear os mortos, como também uma grande festa. E que ao contrário do que imaginamos, lá no México, nesse dia todos ficam muito alegres ao lembrar seus mortos. A cultura mexicana é recheada de curiosidades e de grandes artistas. E logicamente não poderíamos chegar ao México sem conhecer Frida Kahlo (1907-1954).
Frida é considerada a mais famosa pintora mexicana. Suas pinturas estão entre as mais belas e originais jamais criadas, são um monumento ao espírito indomável e a força de vontade da artista. Sua dolorosa história de vida é tão inspiradora que ela se tornou um modelo para artistas que trabalham sob grandes dificuldades. Suas pinturas de cores fortes deixaram as crianças ( e eu também) hipnotizadas e completamente apaixonadas por ela.
Todos nós conhecemos a história de sua vida através da leitura do livro"Frida" de Jonah Winter. Um livro maravilhoso, com lindas ilustrações de Ana Juan.
Foi um prazer para nossa turma, conhecer e aprender a admirar a menina Frida, sua infância e todas as dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida. Na menina, já conseguíamos encontrar a grande mulher que Frida Kahlo viria a se tornar.
Professora Patrícia Amorim
"Nunca pintei sonhos. Pintava minha própria realidade."
Frida Kahlo