Como a turma EI - 11 conheceu Frida Kahlo?
No segundo semestre de 2011, a turma EI-11 deu início ao Projeto "UHHH!", com muita curiosidade e interesse. Na verdade, "UHHH!" foi um convite para um encontro com tudo que aterroriza, mas que também, ao mesmo tempo fascina o imaginário infantil: bruxas,múmias,monstros,fantasmas,etc.
O ponta-pé inicial foi dado através do "Penadinho e sua turma" (personagem de Maurício de Souza e tema do Projeto do primeiro semestre de 2011).
As crianças ficaram encantadas com tudo que conheceram: a origem verdadeira e histórica das bruxas e múmias, a grande descoberta de que até os vampiros sentem medo, e vejam só que engraçado, medo de alho!(aquele temperinho que usamos para cozinhar!), o que é medo, etc.
Descobrimos que em nosso país existe um feriado anual só para homenagear os mortos (Dia de Finados - 2 de novembro).
Partimos então,para localizar o nosso país no mundo e descobrimos que ele fica na América do Sul,no Continente Americano. Começamos a nos questionar se só no Brasil existia um feriado para homenagear os mortos. Pesquisamos e descobrimos que em um país chamado México, que por "coincidência" também fica no Continente Americano, não só existe um feriado para homenagear os mortos, como também uma grande festa. E que ao contrário do que imaginamos, lá no México, nesse dia todos ficam muito alegres ao lembrar seus mortos. A cultura mexicana é recheada de curiosidades e de grandes artistas. E logicamente não poderíamos chegar ao México sem conhecer Frida Kahlo (1907-1954).
Frida é considerada a mais famosa pintora mexicana. Suas pinturas estão entre as mais belas e originais jamais criadas, são um monumento ao espírito indomável e a força de vontade da artista. Sua dolorosa história de vida é tão inspiradora que ela se tornou um modelo para artistas que trabalham sob grandes dificuldades. Suas pinturas de cores fortes deixaram as crianças ( e eu também) hipnotizadas e completamente apaixonadas por ela.
Todos nós conhecemos a história de sua vida através da leitura do livro"Frida" de Jonah Winter. Um livro maravilhoso, com lindas ilustrações de Ana Juan.
Foi um prazer para nossa turma, conhecer e aprender a admirar a menina Frida, sua infância e todas as dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida. Na menina, já conseguíamos encontrar a grande mulher que Frida Kahlo viria a se tornar.
Professora Patrícia Amorim
"Nunca pintei sonhos. Pintava minha própria realidade."
Frida Kahlo
Algumas observações da Turma EI-11 a partir das obras de Frida Kahlo.
ResponderExcluir"Eu também tenho uma amiga invisível!" (Maria Eduarda Leite)
Durante sua infância, Frida criou uma amiga imaginária para lhe acompanhar durante os maus momentos.
"A Frida desenha muito, muito melhor do que o meu pai." (Isabel)
"As pinturas da Frida são muito coloridas...mas também são tristes." (Turma)
"A Frida tinha as sobrancelhas de pássaros." (Letícia)
Frida tinha as sobrancelhas unidas.
"Frida era muito vaidosa! Olha o braço dela cheio de pulseiras!" (Ágatha)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcompanhei desde o início o desenvolvimento do projeto da Patrícia com a turma. A ideia de trabalhar com os terrores infantis, por si só já é de uma simplicidade e originalidade fantásticas. Porém, a costura realizada entre personagens tão diferentes dentro do mesmo tema, como Penadinho e Frida, bem como a produção artística das crianças, deram ao projeto uma beleza e genialidade dignas de aplausos. Parabéns Patrícia e alunos da turma EI-11!
ResponderExcluirVocê disse tudo, Miguel! O projeto foi, no mínimo, original!
ResponderExcluirMurau lido turma adorei
ResponderExcluirsaudades da minha escala querinda sinto falta de estudar nessa escola,por essa escola e muito boa!ass:camila
ResponderExcluir